sexta-feira, 27 de junho de 2014

Pós-Copa - Confiram entrevista de Alexandre Mulatinho a Antônio Roberto Rocha

Confiram a entrevista do presidente da Empresa de Promoções Turísticas do RN (Emprotur), Alexandre Mulatinho, ao jornalista Antônio Roberto Rocha. O bate-papo foi publicado na coluna de Antônio Roberto, no periódico Tribuna do Norte desta sexta-feira:

Natal “ganhou” esta Copa?
Alexandre Mulatinho - O turismo potiguar voltou à vitrine do turismo mundial com a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Os efeitos deste evento serão sentidos pelos próximos 10 anos. Estudos do Ministério do Turismo apontam que em 1994 a África do Sul recebia 3,5 milhões de turistas estrangeiros. Em 2010 aquele país sediou a Copa. Dois anos depois do evento, em 2012, a África do Sul passou a receber 13,5 milhões de turistas estrangeiros. Portanto temos muito a usufruir da Copa pelos próximos anos.

Fomos eficientes em que setores?
A. M. - Destaco no pré-evento a participação do Governo do RN em eventos internacionais, em parceria com a Embratur, denominados Goal To Brasil. Principalmente nos mercados americano, italiano, mexicano e em países sul-americanos. No evento os setores de segurança e saúde pública foram eficazes, eficientes, preventivos. Reequiparam-se. O atendimento ao turista funcionou com o bom entendimento da Emprotur, Setur, secretarias municipais de turismo da Grande Natal e da capital do Estado. Farto material de folhetaria, como mapas, panfletos, guias e audiovisual desenvolvido pelo Governo do RN. Destaco ainda a chegada do novo aeroporto, qualificação de mão de obra nos equipamentos dos corredores turísticos, atendimento à mídia e a perfeita operação da Arena das Dunas durante os jogos.

Falhamos onde?
A. M. - A greve dos ônibus, que é a base do nosso transporte público no município de Natal, dificultou a mobilidade do torcedor para o estádio e deslocamentos urbanos. Teria que ter sido resolvida. Mas os serviços de receptivo funcionaram, assim com o de táxi. A greve fez com que alguns setores do turismo tenham tido a frustração de receita no período, como o varejo.

Nota para Natal na Copa:
A.M. - A máxima. Sem dúvida alguma.

O que está previsto em termos de promoções de Natal e do RN no pós-Copa?
A.M. - O mais importante é dotar a Emprotur de maior agilidade e meios para atrair investimentos e promover a comercialização de serviços do setor turístico do destino Rio Grande do Norte, que repito: voltou à vitrine mundial do turismo. Vamos alinhar nossa participação em feiras nacionais e internacionais com as ações da Embratur e somar esforços com as entidades do setor aqui no RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário