Matéria do G1
A realização da Copa do Mundo no Brasil fomentou novos negócios para as micro e pequenas empresas do Rio Grande do Norte. Pelo menos foi o que ocorreu com as empresas e Microempreendedores Individuais (MEI) atendidos pelo programa Sebrae 2014, que obtiveram até agora um faturamento de R$ 10,5 milhões devido ao evento. Segundo o Sebrae, o programa envolveu 3.803 negócios de pequeno porte no RN, que foram beneficiados com capacitações, diagnósticos e abertura de oportunidades de negócios. Os números fazem parte do balanço divulgado pelo Sebrae Nacional acerca do programa. Em todo o país, a iniciativa atendeu 43,9 mil empresas brasileiras, que movimentaram meio bilhão de reais.
Para o Sebrae, o resultado reflete a importância da preparação prévia e do comprometimento dos empresários que investiram em capacitação para extrair o máximo das oportunidades proporcionadas por um grande evento. O Sebrae investiu R$ 90 milhões nesse programa, para a realização de atividades como diagnóstico empresarial, cursos de capacitação, certificação e eventos para criar novas frentes de comercialização. Somente no Rio Grande do Norte, o investimento foi de aproximadamente R$ 5 milhões.
O trabalho desenvolvido pelo Sebrae iniciou em 2011 com a elaboração do Mapa das Oportunidades. Realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o estudo detectou 356 possibilidades de negócios em diferentes setores da economia potiguar, com atividades ligadas ao comércio, turismo, artesanato e construção civil.
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Em nota, o Sebrae diz que identificar as áreas mais promissoras para os pequenos negócios foi o primeiro passo de um processo que envolveu ainda programas de Competitividade Empresarial – com capacitações em diversas áreas do negócio como Gestão e Finanças; disseminação de oportunidades, promoção de Rodadas de Negócios, inclusive internacionais. Também conferiu visibilidade a produtos e serviços e a venda direta para o público em iniciativas como a loja Brasil Original, instalada em Natal, na Praça da Árvore de Mirassol.
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