sábado, 22 de junho de 2013

Embratur realizará 15 viagens guiadas com jornalistas este mês e Natal e Fortaleza serão anfitriões de chilenos e peruanos

Objetivo é mostrar a cerca de 40 profissionais estrangeiros os atrativos do país, para promover Brasil no exterior. Enfoque será nas tradições de junho, período da realização da Copa do Mundo

As festas de Natal e Fortaleza receberão os jornalistas do Chile e do Peru, entre os dias 22 a 27. No roteiro, passeios ao Teatro José Alencar, Mercado Central, Ponte dos Ingleses e ao Complexo Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza; e visita à praia de Jericoacoara (CE). Em Natal, os repórteres vão passear de buggy pelas dunas de Jenipabu, participarão do Forró com Turista, que acontece às quintas-feiras, no Centro de Turismo; além de excursões de barco pelo Rio Potengi e ao Centro de Turismo de Natal – antiga casa de detenção que se tornou mercado de artesanato.

"Depois de participar da promoção Goal To Brasil nos principais países emissores de turistas no mundo para o Brasil, fortaleceu O destino Natal como Cidade Sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. E ter Natal inserida neste programa de Press Trips reforçará a presença do destino Natal e do Rio Grande do Norte na mídia ao longo da realização da Copa das Confederações e nos meses seguintes", explicou Sandro Pacheco, presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur).

A Embratur realizará 15 press trips (visitas guiadas de jornalistas) durante o mês de junho, aproveitando a realização dos megaeventos esportivos no país. O objetivo é divulgar, no exterior, a diversidade de culturas, ritmos e sabores do Brasil, com destaque para as festas juninas. Cerca de 40 profissionais de imprensa serão levados a 22 estados brasileiros para conhecer os atrativos associados à Copa do Mundo.

“O Brasil já tem o Carnaval como um de seus principais atrativos turísticos. Agora queremos que nosso país também seja conhecido como o país das Festas Juninas e de tantos outros atrativos que nos diferenciam nessa época do ano”, afirma o presidente da Embratur, Flávio Dino. “Do São João nordestino ao vinho gaúcho, passando pelo Boi de Parintins, no Amazonas, queremos que o estrangeiro aproveite ao máximo toda a diversidade cultural do Brasil na Copa de 2014”, explica. “Por isso, a Embratur está trazendo esses jornalistas, já este ano, para que levem informações a seus países de origem”.

São João no Maranhão e na Paraíba
A primeira comitiva composta por jornalistas da França e da Itália desembarcou esta semana no Nordeste para conhecer os festejos juninos da região. A viagem organizada pela Embratur segue até o dia 25 e passará por São Luís e Campina Grande (PB). O roteiro, que teve início na última terça-feira (18.06), no Maranhão, prevê passeios pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com almoço entre os nativos e visitas às Lagoas Azul, Peixe, Bonita e ao povoado de Atins, próximo à Lagoa Verde. Os jornalistas farão também um tour de barco até a Ilha do Curupu, perto da capital maranhense.

A visita aos arraiais, em São Luís começou ontem (sexta-feira 21.06), com uma excursão ao Centro Histórico e à Lagoa de Jansen, que contou com apresentações de grupos de Bumba-meu-boi, Cacuriá (dança-típica maranhense), quadrilha, dança portuguesa, tambor de crioula, além dos cantores da terra.

Em seguida, a equipe parte para Campina Grande onde farão um passeio no Trem do Forró com destino à Galante onde acontece uma festa junina diurna. Durante a noite, os jornalistas visitarão o Parque do Povo, área de lazer onde acontece a festa junina, para apreciar as barracas com itens da gastronomia junina e apresentações de bandas locais e das quadrilhas de São João. Está programada também uma visita ao Lajedo de Pai Mateus, no Cariri Paraibano, onde foram gravados diversos filmes, entre eles o Auto da Compadecida, do diretor Guel Arraes.

Festas juninas
Até o final de junho estão programadas mais quatro viagens com jornalistas estrangeiros. Entre os dias 22 a 30, jornalistas dos Estados Unidos vão conhecer o São João de Roraima e Parintins. Os jornalistas argentinos, uruguaios e colombianos irão às festas juninas de Salvador, Praia do Forte (BA) e Aracaju, entre os dias 20 a 27. Na agenda, também estão marcados passeios pelo Pelourinho e no Elevador Lacerda, em Salvador; e visita ao Centro Histórico de Aracaju.

Entre os dias 21 a 28 de junho, é a vez dos profissionais da Alemanha e da Holanda conhecerem as belezas juninas e culturais de Recife, Caruaru (PE) e Maceió. Na programação, os jornalistas vão conhecer o patrimônio histórico e cultural de Maceió, como a Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, e terão a oportunidade de passear de jangada pela praia da Pajuçara. Em Recife, o jornalistas farão um passeio entre os museus Luiz Gonzaga, Memorial da Cidade, do Barro, Espaço Zé Caboclo e de Fábrica de Caroá. Já as festas de Natal e Fortaleza receberão os jornalistas do Chile e do Peru, entre os dias 22 a 27.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emprotur com informações da Embratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário