quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Reunião do Polo Costa das Dunas debate turismo náutico, remapeamento turístico e obras do Prodetur


A 61ª reunião de trabalho do Conselho de Turismo do Polo Costa das Dunas foi realizado na tarde desta quinta-feira (15), no Centro de Convenções de Natal, presidida pelo secretário de Estado de Turismo, Renato Fernandes e com a presença do novo superintendente do Banco do Nordeste, Francisco Carlos Cavalcanti.

A programação do encontro foi aberta com pela apresentação da professora Rosana Mazaro, que pertence ao grupo temático sobre Turismo Náutico, da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento. Na oportunidade foi ressaltada a importância do segmento e as carências do segmento de forma macro, a nível nacional.

Rosana Mazaro apresentou números de pesquisa feitas no exterior que destacam o retorno financeiro do investimento praticado no Turismo Náutico. Em uma das comparações, a professora citou as 3,2 mil milhas de costa marítima brasileira, onde estão instaladas apenas 34 marinas, enquanto no Estado da Flórida, nos Estados Unidos, são 1 mil milhas para 2 mil marinas.

“Temos potencial, temos atrativos e podemos também criar essas estruturas. Precisar querer, apontar onde pode e como pode”, destacou. Mazaro citou ainda que está em elaboração o Plano de Ordenamento Náutico, já previsto no Prodetur (Programa de Desenvolvimento para o Turismo). “Cada turista deste segmento gasta, em média, três mil dólares. Cada veleiro mediano gera três empregos diretos”, também ressaltou.

Rosana Mazaro também apresentou o resultado de estudo de competitividade dos destinos (Observatur), com vastos dados de pesquisa internacional. Segundo eles, o Brasil lidera o ranking de país com melhores recursos naturais, e também se posiciona bem no quesito recursos culturais, no 13º posto. “Vejo esses dados com otimismo, já que o que ninguém pode nos imitar, estamos bem”.

A professora se refere infraestrutura, priorização da indústria do turismo, qualidade de transporte e regulamentação política, em que o Brasil está “pessimamente” colocado nas pesquisas. Outro índice chamativo, na visão de Mazaro, foi a queda na competitividade de preços, deixando o país mais visto como um destino “caro”. A pesquisa também apontou que o turismo é responsável por 5% do PIB nacional e por 2,5% do total de empregos gerados no país.

O consultor técnico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sergio Pinheiro, fez explanação sobre a construção do Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do RN – um modelo sustentável para que, segundo ele, todo o recurso já investido no setor, tanto em nível estadual quanto em nível nacional, não seja novamente jogado no lixo.

Membro da assessoria técnica da Setur, Juliana Karla fez a apresentação do questionário do remapeamento das regiões turísticas do Estado potiguar. Segundo a assessora, o questionário já foi aprovado pelo Ministério do Turismo e será repassado aos municípios. Após preenchido, o questionário será apresentado ao Conselho do Polo Costa das Dunas e ao Conselho Estadual de Turismo para depois buscar o decreto da Governadora e uma nova geografia de municípios turísticos seja formada.

O encontro foi encerrado com a explanação da subsecretária da Setur, Sânzia Cavalcante e do engenheiro civil Nicodemus Ferreira sobre as obras remanescentes do Prodetur II, além de informes sobre o Prodetur Nacional e o novo Programa de Regionalização do Ministério do Turismo. Representantes da Secretaria de Turismo do município de Pedra Grande finalizou com informes sobre “A volta do Marco do Descobrimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário