sexta-feira, 9 de maio de 2014

Assessores de comunicação traçam estratégias de mídia para a Copa em Natal


Assessores dos municípios até 100 quilômetros distantes da cidade-sede da Copa, Natal, estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (8) no salão do Gabinete Civil da Governadoria do RN. O objetivo foi sensibilizar os agentes de cada prefeitura a colaborarem com o projeto de interiorização da divulgação, logística e atendimento aos jornalistas nacionais e internacionais que virão cobrir o mega evento esportivo e, assim, possam também colher frutos com a promoção dos seus destinos.

“Dentro do Plano de Comunicação proposto vamos agir de modo pró-ativo para recepcionar a mídia com sugestões de pauta, atendimento no Centro de Mídia e acompanhamento da cobertura em alguns roteiros turísticos, culturais, sociais e potenciais econômicos do Estado”, explicou Paulo Araújo, secretário de Comunicação do Governo do RN.

Além do Press Point (Centro de Mídia) montado em parceria com a UFRN, Prefeitura do Natal, Fiern e Sebrae, Paulo Araújo salienta que haverá recepção aos jornalistas no Aeroporto, Porto e Rodoviária, e montagem de atividades voltadas para sugerir coberturas jornalísticas das potencialidades do RN. “Este encontro com os assessores dos municípios mais próximos é mais uma etapa deste trabalho que terá continuidade com outros municípios e atividades direcionadas”, adiantou.

Estiveram presentes assessores de comunicação e autoridades dos municípios de Parnamirim, Extremoz, Macaíba, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Maxaranguape, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul. Para cada prefeitura foram requisitadas entre três e cinco sugestões de reportagens para criação de um banco de pautas do Centro de Mídia, que ficarão disponíveis para livre acesso aos jornalistas nacionais e internacionais, credenciados pela Fifa ou não.

O secretário de Comunicação, Paulo Araújo e o vice-presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística do RN (Emprotur), Alexandre Mulatinho, que coordenaram a reunião, sugeriram pautas focadas no turismo, na cultura e, sobretudo, nas vivências de novas experimentações, seja um mergulho num parracho, na degustação ou preparo de alguma iguaria, em um passeio por pontos turísticos ou até mesmo histórias de vida curiosas e emblemáticas de cada cidade.

“Nesse processo, o papel do Governo do Estado tem sido interiorizar a Copa com roteiros mais próximos de Natal onde o jornalista possa ir e voltar para fazer sua reportagem em até três horas. Conforme sugestão das áreas de comunicação da Fifa, Comitê Organizador Local (COL) e do Governo Federal - parceiros nesta atividade. Mas esse fator não impede, no entanto, que municípios fora deste entorno sejam atendidos pelo programa. Porém, para essas cidades mais distantes serão enviados jornalistas que tenham tempo para pernoite naquele destino turístico”, salientou Alexandre Mulatinho, diretor vice-presidente da Emprotur.

A Assessoria de Comunicação do Governo do Estado também organizou, na última terça-feira, reunião com os assessores de imprensa das secretarias e órgãos do Estado potiguar para também afinar o discurso e as estratégias de atuação durante a Copa. Na segunda, esteve reunida com representantes da Prefeitura de Natal para organizar a atuação no Midia Center montado no Arena das Dunas.

Já na próxima semana será agendada outra reunião, desta vez com assessores de turismo e cultura de municípios distantes até 100 quilômetros da cidade-sede, também para reforçar a necessidade de antecipação no preparo e na logística de acolhimento aos jornalistas nos roteiros previamente traçados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário