quarta-feira, 28 de maio de 2014

Sete mil japoneses compraram ingressos para a Copa 2014 em Natal


Recepcionar bem os sete mil japoneses estimados para assistirem os jogos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 em Natal e transformar esse legado em ponte turística permanente entre o Rio Grande do Norte e o Japão foi o objetivo da reunião ocorrida nesta quarta-feira (28) entre a Associação Cultural Nipobrasileira do RN e o trade turístico, na sede da Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento, com presença da titular da pasta estadual de turismo, Gina Robinson, e da cônsul do Japão em Recife, Hitomi Sekiguchi.

A presidente da Associação Nipobrasileira, Ana Muller, informou que o conhecimento dos costumes nordestinos pelo japonês inexiste. Segundo ela, quando muito o japonês conhece algo do Rio de Janeiro. “Então é importante essa recepção, esse conforto proporcionado a esse grande número de japoneses para que possam voltar e estabelecer essa ponte permanente. Natal já está sendo muito divulgada na imprensa japonesa como a Cidade do Sol. É um momento único que deve ser aproveitado”, frisou Ana Muller.

Voluntárias da Asssociação Nipobrasileira expuseram costumes nipônicos, dicas gastronômicas e até gestos típicos de respeito e gentilezas, para proporcionar melhor conforto à recepção da comitiva nipônica, que inclui, além de jornalistas e turistas, a princesa da Casa Imperial. Curiosidades como o costume de jogar papel higiênico no sanitário, aparelhos eletrônicos plugados em tomadas de 100 voltz e desejo de conhecer a comida regional foram algumas das sugestões dadas a receptivos e hoteleiros presentes à reunião.

Com apoio do Governo do Estado, o Consulado do Japão terá uma base montada no Centro de Convenções de Natal. Cerca de 40 voluntários da Associação, com domínio fluente da língua japonesa, estarão disponíveis para recepcionar turistas e jornalistas japoneses em hotéis, viagens e outros pontos estratégicos de visitação e chegada. Também serão confeccionados 5 mil guias em japonês para distribuição nesses pontos. Apenas um dos receptivos presentes ao encontro informou que trará 800 japoneses a Natal, a maioria de casais de idade mais avançada.

O encontro também serviu para representantes da Prefeitura e do Estado explicitarem a logística de locomoção disponibilizada para jornalistas conhecerem pontos turísticos de Natal e da Grande Natal, através de city tours via veículos fornecidos pela Seturde para passeios em Natal, e ainda dois micro-ônibus disponibilizados pela Empresa de Promoções Turísticas (Emprotur) para conhecer os roteiros turísticos pré-agendados nos municípios vizinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário