quarta-feira, 7 de maio de 2014

Consulado espera 20 mil norte-americanos em Natal durante a Copa


Gina Robinson, os vice-cônsules e assessores consulares
O Consulado Geral dos Estados Unidos estima a presença de 20 mil visitantes norte-americanos em Natal durante os festejos da Copa do Mundo Fifa 2014. E ainda grupos de torcidas organizadas já com voos fretados que se dividirão entre Natal e Recife, em torno de dois mil turistas. Os números foram apresentados na reunião de hoje entre os cônsules dos EUA, a equipe da Secretaria de Estado do Turismo (Setur RN) e representantes do trade turístico (hotéis, receptivos, sindicatos e guias de turismo), ocorrida no Centro de Convenções de Natal.

Estratégias de comunicação, logística e até dicas de preferência gastronômica foram discutidas para a melhor estadia do turista norte-americano em Natal durante o período da Copa. Mas o tema central discutido foi a preocupação com a segurança do turista norte-americano em Natal. Os vice-cônsules presentes à reunião, Benjamim Mills e Raquel Aicher, prometeram estreitar contatos entre o setor de Segurança do Consulado e os hoteleiros, para definirem a melhor forma de prevenção.

A titular da Setur RN, Gina Robinson combinou com a equipe do Consulado visita às obras do Complexo Cultural da Rampa, que estará receptivo à visitação turística durante a Copa. A intenção é motivar o norte-americano a conhecer a relação histórica entre Natal e os EUA, construída durante a Segunda Grande Guerra, quando a capital potiguar se tornou a principal base militar dos Estados Unidos fora daquele país. Com visita dos então presidentes dos dois países: Getúlio Vargas e Franklin Roosevelt, à Rampa, ficou definida a participação do Brasil na 2ª Guerra.

Apesar da base do Consulado Geral dos EUA estar localizada em Recife, durante a Copa da Fifa quatro agentes estarão permanentemente em Natal, para assistência direta ao turista norte-americano. Telefones de contato do Consulado em Recife, em funcionamento 24 horas, serão distribuídos nos pontos de atendimento ao turista montados pelo Governo do Estado no aeroporto e rodoviária interestadual. A comunicação à Recife será imediatamente repassada aos agentes do Consulado em Natal para as devidas providências.

Outra providência combinada durante a reunião foi o incentivo ao turista norte-americano a procurar estabelecimentos vinculados ao Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), coordenado, no Rio Grande do Norte, pela Setur. São estabelecimentos com uma espécie de selo de garantia de qualidade e cobertura pelo Estado em caso, por exemplo, de extravio de documentos. Os cônsules prometeram enviar a lista de estabelecimentos inseridos no Cadastur aos contatos de cada turista norte-americano registrado no seu banco de dados.

Reunião anterior Em fevereiro deste ano, a mesma equipe do Consulado Geral dos EUA foi recepcionada pelas equipes da Setur e da Empresa de Promoções Turísticas (Emprotur) no Complexo do Arena das Dunas, com o objetivo de averiguar in loco a logística de acesso, de escoamento pós-jogos e, principalmente, de atendimento às emergências nas áreas de saúde e segurança. A comitiva ficou “encantada” com a infraestrutura do Complexo e destacou o posicionamento geográfico da Arena, perto de 15 hospitais, distante 14 quilômetros do Aeroporto Augusto Severo, também próximo da rede hoteleira na Via Costeira (7 km) e no meio das duas principais avenidas que cortam a cidade: a Prudente de Morais e a Salgado Filho.

O Consulado é responsável pelo atendimento aos turistas norte-americanos ou residentes em oito dos nove estados nordestinos, à exceção da Bahia. E durante o período pré-Copa tem visitado os estádios que sediarão os jogos do evento, nos distritos de sua área de cobertura – Natal, Fortaleza e Recife – para antecipar com as autoridades de cada Estado facilitações para melhor atendimento aos torcedores americanos. O vice-presidente da Emprotur, Alexandre Mulatinho, lembrou da estrutura do Centro de Comando, que abriga uma série de órgãos das três esferas do poder executivo em consonância e com contato direto aos ministérios da Defesa e da Justiça, e também ao Gabinete da Presidência da República, para o caso de urgências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário