sexta-feira, 30 de maio de 2014

Copa 2014 em Natal: Turismo, segurança e saúde integrados


Alexandre Mulatinho abre a reunião, ao lado de Eliezer Girão
O trade turístico conheceu na manhã desta sexta-feira (30) todo o investimento, a organização e a logística montada pelos setores de Segurança e de Saúde do Governo do Estado para atender o turista no Rio Grande do Norte durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O encontro, coordenado pela presidente da Empresa de Promoções Turísticas do RN (Emprotur), Alexandre Mulatinho, aconteceu no auditório do Hospital da Polícia Militar, e contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, Eliezer Girão e, representando a Secretaria de Estado do Turismo, Elizabeth Bauchwitz, chefe de Gabinete.

Para o Alexandre Mulatinho, o contato direto entre os dirigentes de entidades do turismo, integrantes do setor e os gestores da Segurança e Saúde do RN facilita na tomada de decisões e resolução das ações necessárias para o bom atendimento e assistência à comunidade que vive em roteiros turísticos e àqueles que visitam estes destinos.

Oitenta integrantes da cadeira produtiva do turismo, composta por mais 50 setores, ouviram do comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, que a Segurança do RN para a Copa é a mais organizada e integrada entre as 12 cidades-sede da Copa da Fifa. Habib Chalita, presidente da ABIH, Emanuelle Barreto, presidente do Natal Convention Bureau, Francisca Deassis Rosado Holanda, presidente a ABAV, Paulo Cesar Gallingo (Fogo&Chama), Itamar Maciel (vice-presidente da Fecomercio) Samuel Silva (Real Botequim) e Jarbiana Costa, (Potiguar Turismo) foram alguns dos empresários presentes.

Apenas no setor de Segurança Pública foram investidos R$ 40 milhões pelo Governo do Estado, afora os recursos federais, que superam R$ 60 milhões. As 200 novas viaturas Duster circularão em pontos estratégicos pré-estudados. Serão 2,2 mil policiais na rua nos dias de jogos, além de um grupamento da Força Nacional a postos para casos emergenciais. A aeronave da PM já recuperada e outra aeronave capacitada para pousos em hospitais, cedida pelo Estado do Maranhão, serão usadas no torneio.

Durante a reunião, contatos pessoais do secretário de Segurança, dos comandantes de polícia, do delegado geral da Copa no RN e da coordenação de saúde do Estado foram divulgados ao trade, para caso de urgências. Ainda assim, apenas no entorno da área de exclusão da Arena das Dunas circularão sete ambulâncias, sendo uma equipada contra agentes químicos, radionucleares e explosivos. O corredor turístico também será prioridade da Segurança. Apenas na área do Fifa Fan Fest circularão 200 homens, espalhados em viaturas, motocicletas, cavalos ou a pé, todos equipados com rádios comunicadores de última geração e dotados de GPS.

Para facilitar essa comunicação e a gama de operações durante o evento, os setores de Segurança e Saúde estarão integrados em uma mesma base, montada na Escola de Governo (Centro Administrativo). “O Rio Grande do Norte é o único estado a promover essa integração, que facilitará sobremaneira nossa atuação”, ressaltou o coronel Araújo. A base em questão é o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que abrigará o Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOSP). Esses dois centros monitorarão toda a estrutura montada para a Copa, inclusive de chegada e saída de delegações e grupos de torcida nos aeroportos Augusto Severo e Aluízio Alves, e nos hotéis que receberão essa demanda.

Na área de saúde, o Governo renovou a frota e ampliou a área de atuação do SAMU de 45% para 75% do Estado, reformou 13 hospitais, criou 66 novos leitos hospitalares (e outros 200 de retaguarda) e, ainda com vista à Copa, estabeleceu planos operacionais e de contingência – uma espécie de integração entre redes de hospitais para receber pacientes em qualquer situação, inclusive em caso de múltiplas vítimas. Esse plano estratégico também será controlado a partir do CIOSP, junto ao CICCR, com possibilidade de apoio policial e da aeronave.

SAIBA MAIS O encontro realizado nesta sexta-feira foi mais um idealizado e promovido pela Emprotur. Reuniões antecipadas com assessores de comunicação das secretarias do Governo do Estado, e com assessores e secretários de comunicação de prefeituras da Grande Natal e também com a secretária de Estado do Turismo, Gina Robinson, foram provocadas pelo secretário de Comunicação do Governo, Paulo Araújo, e pelo então vice-presidente da Emprotur, Alexandre Mulatinho para organizar a estratégias de atuação durante o período da Copa 2014.

Entre as ações, cada município ficou responsável pelo envio de três roteiros turísticos em que jornalistas pudessem visitar em qualquer horário do dia e com toda a infraestrutura disponível. Dessa maneira, assessores de Parnamirim, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Maxaranguape, Extremoz, Canguaretama, Macaíba, Pipa e São Miguel do Gostoso, além de Santa Cruz, foram orientados previamente a receber esses jornalistas.

Esses roteiros enviados por cada prefeitura se juntaram às outras sugestões de matérias colhidas pelas assessorias do Governo e preencheram um mix de centenas de possíveis pautas já computadas e já à mostra aos jornalistas de todo o mundo via site do Midia Channel. Ou seja: foi criada uma oportunidade de o jornalista estabelecer, antecipadamente, um planejamento logístico de trabalho durante a Copa, com roteiros, horários e estrutura disponível.

Os micro-ônibus disponibilizados pela Emprotur estarão diariamente, em diferentes horários, no Centro de Mídia da UFRN para levar os jornalistas aos diferentes roteiros turísticos pré-agendados. Esses horários ainda serão montados, conforme a demanda de pautas e interesses desses 1,2 mil jornalistas não-credenciados que estarão no Centro de Mídia. Servidores da Emprotur acompanharão esses jornalistas durante toda a visita aos roteiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário